balance scale icon Plataforma conveniada ao Tribunal de Justiça de Alagoas. Solicitar Convênio

Dúvidas Frequentes

O que é a iAcordo?

A plataforma iAcordo é um ambiente virtual de soluções de problemas. Ambiente democrático, aberto à participação de todos, onde pessoas resolvem seus problemas em uma conversa livre e direta entre elas (negociação) ou, por opção, orientadas e assistidas por profissionais da área do direito (advogados) ou da área de resolução de conflitos (mediadores ou conciliadores).

A plataforma iAcordo é uma câmara privada de conciliação?

Não. Disponibilizamos os canais de comunicação e toda a infraestrutura legal necessária para que todos possam resolver seus problemas e/ou conflitos através da exposição transparente de motivos e propostas, com toda liberdade de expressão. A iAcordo é uma plataforma que disponibiliza, de forma virtual, os canais necessários para que as negociações, conciliações ou mediações aconteçam de forma ágil, digital e principalmente de forma legal.

As câmaras privadas de conciliação atuam no modelo tradicional de negócio. Ou seja, elas definem os profissionais (conciliadores ou mediadores) que a irão representa-lo.

A negociação realizada pela iAcordo é um Processo Judicial?

A iAcordo é uma plataforma completa para a resolução de conflitos. Ela permite a negociação tanto de conflitos já judicializados (Processo Judicial) como de conflitos ainda não judicializados (extrajudicial ou pré-processual).

Incentivamos fortemente a segunda opção por ser menos onerosa e mais rápida. Priorizamos a cultura do acordo.

A iAcordo pode ser utilizada para a resolução de conflitos entre pessoas físicas?

Sim. A iAcordo é uma plataforma desenvolvida para qualquer tipo de pessoa: física, jurídica ou Órgão Público.

Quem é o mediador nas negociações dentro da plataforma iAcordo?

A plataforma iAcordo possibilita que as partes negociem entre si, sem a obrigatoriedade da participação de um mediador ou conciliador. Ou seja, ela oferece toda a infraestrutura para que a negociação seja feita de forma legal e segura, sendo facultado às partes ou ao magistrado (juiz), no caso de conflitos judicializados, definirem um mediador ou conciliador para as mesmas.

Quanto tempo leva do início ao final da negociação?

Não existe um tempo exato. Dependerá do envolvimento e da vontade das partes. A iAcordo, através da utilização de IA (Inteligência Artificial) e envio de mensagem por diversos canais, estará sempre incentivando as partes a resolverem seus problemas o mais rápido possível.

Como ocorre a notificação das partes do acordo?

Existem vários tipos de notificações na iAcordo. Tudo de importante que acontece no processo é relatado às partes. Desde o convite para iniciar a negociação até a assinatura do termo de acordo para a sua finalização, todos os eventos são notificados às partes.

As notificações são encaminhas através de diversos canais como e-mail, WhatsApp e SMS. O canal a ser utilizado está relacionado ao grau de relevância da notificação e à sua existência no cadastro da parte. Por isso quanto mais dados (números de telefone e endereços de e-mail) sobre as partes forem fornecidos no início da negociação mais exitosas serão as notificações.

Ao final de uma negociação concretizada como é gerado o documento deste acordo?

Após todas as partes concordarem com alguma proposta de acordo encaminhada por um dos participantes, a plataforma iAcordo gera o Termo de Acordo Extrajudicial ou Auto de Composição, conforme o caso. Ambos são gerados a partir dos dados da proposta e de um modelo padrão adotado pela plataforma que contem todas as condições legais necessárias para a sua homologação.
Visando dar maior flexibilidade à elaboração do documento final do acordo e a sua adequação ao contexto, a plataforma permite que ele seja alterado ou customizado. Mas isso só é permitido ao responsável pela negociação e antes do termo ser encaminhado aos signatários.
Vale lembrar que além do termo de acordo disponibilizado pela plataforma as partes podem anexar qualquer outro documento juntado pelas partes na própria negociação, por exemplo, uma foto ou um documento digitalizado enviado no chat.
O documento final, após ser encaminhado para os signatários, é disponibilizado através de um PDF para que seja anexado ao processo com vistas à homologação do acordo pelo magistrado responsável, no caso de negociação judicial. Este arquivo PDF estará à disposição para ser baixado por qualquer parte envolvida no processo.

O acordo realizado por intermédio da iAcordo possui caráter de negócio jurídico?

Sim. O acordo realizado se equipara a um contrato e, em caso de descumprimento, pode, a parte lesada, juntá-lo a um processo judicial e solicitar o seu devido cumprimento. Ele tem caráter de Título Executivo Extrajudicial.

Em caso de negociação não concretizada, é possível utilizar os arquivos e conversas para um processo judicial?

Sim. Mas apenas o magistrado, em caso de negociação judicial tem acesso a esta funcionalidade. Toda a negociação fica armazenada dentro da plataforma com total segurança e sigilo. Através dela o magistrado tem a possibilidade de acessar e fazer o download de todos os arquivos e conversas da negociação.

Como criar minha conta?

A criação de conta é simples e rápida. Acesse a página de cadastro, selecione o tipo de pessoa adequado (física, jurídica ou órgão público) e preencha os dados solicitados. Leia o nosso “Temo de Uso”, assinale que concorda com ele e clique no botão “Cadastrar”.

Você receberá uma mensagem no e-mail utilizado para o cadastro da conta. Confirme o email e pronto! Agora é só fazer o login e começar a usar.

Qualquer dúvida consulte o nosso help-on-line.

Me cadastrei, porém o e-mail de confirmação não aparece na caixa de entrada, o que houve?

Alguns e-mails possuem proteção anti-propagandas (anti-spam) e, devido a isto, o e-mail de confirmação pode ir direto para a pasta de lixo eletrônico ou de spam.

Caso ainda assim não encontre o email de confirmação, verifique se o endereço de e-mail cadastrado está correto ou entre em contato com o suporte da iAcordo.

Após a criação da conta, já estou liberado para realizar negociações?

Não. Para iniciar ou participar de negociações o usuário deve realizar a qualificação do seu perfil. Para fazê-lo passe o mouse na imagem ou foto do perfil no canto superior direito da tela e selecione o item de menu “Editar Perfil”. Feito isso, preencha os campos com seus dados pessoais que são CPF, data de nascimento e gênero.

Vale a pena ressaltar que todos os dados, com exceção do CPF, poderão ser alterados posteriormente.

Errei ao digitar meu CPF, posso alterá-lo?

Não. Caso ocorra algum erro no CPF cadastrado, o usuário deve entrar em contato com o suporte da iAcordo para realizar qualquer alteração.

Portanto tenha muita atenção e cuidado ao cadastra-lo.

No chat da negociação, é possível apagar ou editar uma mensagem já enviada?

Não. Como forma de conferir segurança a ambas as partes da negociação depois de enviada, uma mensagem não pode ser alterada e fica armazenada no chat da negociação.

Não estou conseguindo agendar uma vídeoaudiência, o que está havendo?

Para agendar uma videoaudiência é necessário criar uma conta e um aplicativo na “Zoom”, plataforma de vídeo conferência, conforme as instruções disponibilizadas no help-on-line localizado na própria página de videoaudiência. Caso você já tenha criado esta conta e aplicativo e os problemas persistirem entre em contato com o suporte da iAcordo.

É possível cancelar uma proposta já aceita?

Não. A partir do aceite de uma proposta por todas as partes, o documento final de acordo (Temo de Acordo Extrajudicial ou Auto de Composição) é gerado e a negociação entra na fase de “Assinatura”.

Lembre-se que o documento gerado pela plataforma iAcordo pode ser alterado pelo responsável pela negociação contemplando as customizações necessárias. Também é possível a inclusão de uma Minuta de Acordo personalizada como anexo ratificando ou retificando itens ou cláusulas do Temo de Acordo.

Além destas alternativas sempre existe a possibilidade de abertura de uma nova negociação.

Como ocorre o encerramento da negociação?

A negociação é considerada encerrada quando todas as partes assinam o Termo de Acordo ou Auto de Composição.

IMPORTANTE. Negociação “Encerrada” é diferente de negociação “Finalizada com ou sem acordo”.

Uma negociação é considerada “finalizada com acordo” a partir do momento em que todas as partes dão aceite em uma proposta.

Uma negociação é considerada “finalizada sem acordo” quando o seu responsável a finaliza antes haja um acordo entre as partes.

Uma negociação é considera “encerrada” quando o Temos de Acordo e todos os anexos são assinados por todas as partes. Ou seja, embora a negociação esteja “finalizada com acordo” os documentos ainda devem ser assinados pelas partes para que ela seja considerada “encerrada”.

É obrigatório assinar o termo do acordo ao final da negociação?

A Assinatura do termo é opcional, no entanto, recomendamos fortemente que todos o assinem para que tenham segurança legal em relação ao acordo firmado. O Termo de Acordo assinado equivale a um Título Executivo Extrajudicial.

Como cancelar uma negociação?

A negociação só pode ser cancelada pelo responsável pela negociação. Ele pode fazê-lo, clicando em “Finalizar negociação” que fica ao lado da opção de “Convidar um novo participante”, no canto superior direito da página da sala da negociação que deseja cancelar.

É possível mudar a forma de exibição da página de negociações?

Sim. Existem duas formas de apresentar as negociações da conta, a “Visão Tabela” e a “Visão KanBan”. Elas podem ser alteradas no canto superior esquerdo da tela de “negociações” clicando nos quadrados azuis.

Posso convidar um novo participante para uma negociação em andamento?

Sim. Novos participantes podem ser convidados a qualquer momento. Por exemplo, um requerido pode convidar seu advogado ou as partes convidarem um mediador.

O que é requerente?

É o polo ativo de uma negociação ou processo judicial. Pode também ser denominado como demandante ou autor.

Vale ressaltar que na iAcordo a negociação pode ser iniciada por qualquer uma das partes, seja ela requerente, requerida ou um terceiro que intermedeie a realização do acordo (mediador ou conciliador).

O que é requerido?

É a parte provocada pelo requerente ou pelo mediador, normalmente a devedora. Pode também ser denominado como demandado.

O que é participante neutro?

São os conciliadores, mediadores ou oficiais de justiça que ajudarão e orientarão as partes no processo de resolução do conflito.

Faça uma pergunta

Entre em contato